Não tenho nem nunca tive partido. O que me move, na política, é a defesa e ampliação das liberdades. Quais? As clássicas, tão bem defendidas pelo liberalismo ao longo da história: as liberdades de expressão, de crença, de ir e vir, de imprensa, de mercado (propriedade, concorrência etc., ou seja, as liberdades ditas econômicas). Esse conjunto de liberdades consolidou a democracia moderna.
Rejeito ditaduras, à "esquerda" ou à "direita". Vivi minha juventude durante uma delas, fato que me deixou alerta em relação a qualquer ataque às liberdades.
Iludem-se os que, pensando apenas na questão econômica, não veem diferença entre PT e PSDB. O próprio FHC se equivocou ao dizer que o petismo se tornou social-democrata. Ora, a dura realidade é que forçou Lula e seu partido a não desviarem o rumo da economia, mas nem por isso ambos deixaram de lado seu viés autoritário quanto às demais liberdades. Não basta ser liberal em economia.
Eis aí a grande diferença entre tucanos e petistas. Ainda que, no plano econômico, o petismo tenha sido obrigado a seguir a trilha do PSDB, o fato é que este último jamais tolherá as outras liberdades. Com os petistas, nunca tivemos e nunca teremos essa garantia. Os dois mandatos de Lula são uma prova de diversas iniciativas antiliberais.
É por isso que votarei em José Serra. Sei que ele respeita o conjunto das liberdades. Dilma é uma ameaça sobretudo às liberdades individuais.
Democracia é respeito às liberdades - todas!
P.S: relembrando: "Não é a economica, estúpido"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário