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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dá para acreditar em instituto de pesquisa?


(post publicado originalmente hoje, às 00:56, atualizado com os dados publicados no Estadão)

Com dois dias de diferença, o Datafolha e o Ibope apresentam distorções gritantes  e gigantes nas suas pesquisas. Os dois institutos pesquisaram o mesmo país, com a mesma metodologia, segundo indicado no TSE. Na tabela acima, DT é Datafolha.  Datafolha é coluna preta. IBO é Ibope. Ibope é coluna marrom.
  • no Nordeste, o Ibope mostra uma diferença de 21%, enquanto o Datafolha apresenta 32%, a favor de Dilma Rousseff: uma diferença de 11% entre os dois institutos.
  • no Centro-Norte, o Ibope mostra uma diferença de 8% a favor de Dilma, enquanto o Datafolha mostra 2% a favor de Serra:  10% separam os prognósticos dos dois institutos.
  • no Sudeste, o Ibope traz Dilma 5% na frente, enquanto o Datafolha mostra Serra com 2% a mais do que a petista: um buraco de 7% entre os institutos.
  • por fim, no Sul, o Datafolha mostra Serra com 5% de vantagem sobre Dilma, enquanto o Ibope alarga para 13% a vantagem do tucano: uma diferença de 8% entre os dois institutos.
A margem de erro das duas pesquisas é de 2%. Mas parece que uma pesquisa foi feita na Argentina e outra no Brasil. Como é que há uma diferença de 11% entre as duas pesquisas no Nordeste? E de 8% no Sul e 10% no Centro-Norte? Até quando vai continuar manipulação de resultados, sem que haja uma manifestação forte, pelo menos da imprensa. Órgãos de imprensa deveriam ser proibidos de pagar pesquisas eleitorais. O Estadão e a Globo ficam defendendo o Ibope. A Folha fica defendendo o Datafolha. A Band defende o indefensável Xov Ilupop. E quem defende os eleitores de tanta mentira?

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